#42 Luís O. Silva – Física: maiores descobertas recentes; lasers e plasmas; fusão nuclear



Luís Oliveira e Silva é Professor no Instituto Superior Técnico e um dos principais investigadores na área da Física em Portugal, especificamente em lasers e plasmas.

O Luís foi-me recomendado não por um, mas por dois convidados anteriores: Arlindo Oliveira e Pedro Janela – este último descrevendo-o como “um caso sério de saber”. É é mesmo, como já vão ouvir!

Neste episódio, conversámos, então, sobre vários temas: Desde os avanços mais recentes na Física, passando pela área de investigação do convidado – lasers e plasma – e terminando num tema tão fascinante quanto relevante: a possibilidade de obtenção de energia por fusão nuclear.

Apoie o podcast a partir de 2€!
https://www.patreon.com/quarentaecincograus

Inquérito de feedback dos ouvintes:
https://pt.surveymonkey.com/r/GNWLB97

Agradecimentos a patronos do podcast:
Gustavo Pimenta; João Vítor Baltazar; Salvador Cunha; Ana Mateus; Ricardo Santos; Nelson Teodoro; Paulo Ferreira; Duarte Dória
João Gil; Vasco Sá Pinto; “Falcão Milenar”; David; Pedro Vaz; Luís Ferreira; Helena Teixeira; André Gamito, Rui Baldaia; Henrique Pedro; Manel Lagarto; Rui Carrilho; Luis Quelhas Valente

Agradecimento especial:
Inês Ochoa

Links:

Bio: Professor Catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde Dezembro de 2010, onde lidera o Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. É também, desde 2013, Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico. É licenciado em Engenharia Física Tecnológica (1992), com doutoramento (1997) e agregação (2005) em Física pela sua alma mater, o Instituto Superior Técnico. Foi Post Doctoral Researcher da Universidade da Califórnia Los Angeles entre 1997 e 2001. As suas contribuições científicas estão centradas na interação de lasers e feixes de partículas com plasmas, quer do ponto de vista fundamental quer nas suas aplicações para fontes de radiação e partículas energéticas para a biologia e medicina.

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *