#40 Adolfo Mesquita Nunes – “O que significa ser politicamente um Liberal-clássico?”



O convidado deste episódio é Adolfo Mesquita Nunes. É advogado, foi deputado e secretário de Estado do Turismo no governo PSD-CDS, e é atualmente vice-presidente do CDS e vereador da Câmara da Covilhã.

Este é o primeiro de uma série de episódios sobre ideologias políticas, em que vou conversar com um conjunto heterogéneo de convidados com orientações políticas diferentes. O objectivo é que se possam complementar, de modo a dar uma visão abrangente das diferentes filosofias políticas actuais (excluindo as mais extremistas).

A motivação para estes episódios vem de uma insatisfação minha, por sentir que devia haver mais conversas de fundo sobre política – e menos discussões sobre os faits divers da política quotidiana. Quis, então, perceber melhor as principais ideias das ideologias mais representativas e, sobretudo, as soluções que propõem para o mundo do século XXI.

O objectivo desta série é, então, o mesmo de sempre no 45 graus – compreender. No entanto, uma vez que, em qualquer ser humano, a visão política mistura um diagnóstico da realidade (“o que é”) com concepções do que “deve ser”, estas últimas inevitavelmente subjectivas, não seria possível obter da conversa com um único convidado uma perspectiva imparcial. Nem seria, aliás, desejável. Ora, e se digo isto, o mesmo tenho, claro, que admitir em relação a mim próprio, enquanto interlocutor destas conversas. Incluí, por isso, na introdução, uma explicação do meu próprio posicionamento político.

Novo site ‘oficial’ do Quarenta e Cinco Graus!
http://45graus.parafuso.net

Apoie o podcast a partir de 2€!
https://www.patreon.com/quarentaecincograus

Agradecimentos a patronos do podcast:
Gustavo Pimenta; João Vítor Baltazar; Salvador Cunha; Ana Mateus; Ricardo Santos; Nelson Teodoro e Paulo Ferreira
Abílio Silva; João Gil; Vasco Sá Pinto; “Falcão Milenar”; David; Pedro Vaz; Luís Ferreira; Helena Teixeira; André Gamito; Rui Baldaia; Henrique Pedro; Manel Lagarto; Rui Carrilho

Links:

Bio: Adolfo Mesquita Nunes é advogado, foi deputado e secretário de Estado do Turismo no governo PSD-CDS, e é atualmente vice-presidente do CDS e vereador da Câmara da Covilhã.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *