Workshops de «Pensamento Crítico»

Veja aqui os locais e datas das sessões de Setembro do workshop de Pensamento Crítico, módulo Lógica & Argumentação.

Sinopse: Pensamento crítico é hoje uma competência cada vez mais vital — mas também mais rara. De um lado, o sistema de ensino tradicional, baseado em transmitir o conhecimento acumulado, prepara-nos mal para lidar com problemas novos e abertos. Por seu lado, a especialização crescente torna-nos cada vez mais conhecedores sobre a nossa área
— mas também menos despertos para conceitos e formas de pensar alternativos. Ao mesmo tempo, a complexificação crescente do mundo confronta-nos, diariamente, com problemas novos e desafiantes. E as alterações tecnológicas — em particular a expansão da Inteligência Artificial — têm tornado a capacidade de lidar com problemas abertos e multidimensionais cada vez mais relevante. Estes workshops de Pensamento Crítico procuram, assim, sensibilizar e treinar um conjunto de competências essenciais para compreender e navegar o mundo de hoje, seja no trabalho, na discussão política ou na vida pessoal. 

O programa de workshops de Pensamento Crítico está dividido em quatro módulos — relacionados entre si, mas que podem ser frequentados de forma independente.

O Módulo 1, Argumentar com lógica, corresponde ao entendimento mais clássico de Pensamento Crítico, incluindo a capacidade de pensar de forma lógica, compreender a estrutura de diferentes argumentos, detectar pressupostos implícitos, avaliar criticamente argumentos, detectar (e evitar) falácias lógicas e apresentar ideias com clareza e honestidade.

Mas o Pensamento Crítico está longe de se esgotar na argumentação. Grande parte do nosso pensamento, na vida profissional e pessoal, dedica-se a outra tarefa igualmente importante: procurar as melhores explicações para diferentes fenómenos (Módulo 2), seja para perceber porque pioraram as vendas da nossa empresa, porque perdeu o partido X as eleições ou porque não pára de chorar o nosso filho bebé (e as explicações são também, elas próprias, muitas vezes premissas dos argumentos). Para conseguirmos chegar às melhores explicações é necessário, em alguns casos, avaliar criticamente as explicações dos outros (e.g. um relatório interno ou um artigo de jornal) e, noutros, conseguir gerar por nós próprios as explicações mais adequadas. Neste módulo cobriremos, entre outros tópicos, princípios gerais para produzir melhores explicações, os erros mais comuns que os nossos vieses cognitivos nos levam a cometer e aspectos essenciais para compreender o funcionamento do mundo, como a diferença entre correlação e causalidade e a importância do factor-aleatoriedade.

Para conseguirmos gerar boas explicações e argumentos válidos precisamos, também, de acesso a dados e números confiáveis (Módulo 3). Nunca como hoje — com a expansão da tecnologia e dos big data — a informação quantitativa esteve tão disponível e presente em todas as áreas da nossa vida. Ao mesmo tempo, porém, nunca foi tão difícil distinguir informação verdadeira de informação imprecisa, ou, mesmo, enganadora. Este é particularmente o caso dos números, que encontramos em todo o lado — no trabalho e na vida pessoal —, muitas vezes sem saber a sua proveniência ou como foram calculados. Neste módulo abordaremos os problemas mais comuns com a informação numérica nos dias de hoje — desde o modo como é produzida às estatísticas usadas para a apresentar —, as falácias numéricas mais comuns e a multitude de formas como os gráficos, em particular, nos podem enganar sem darmos conta.

Finalmente, o quarto e último módulo procura ajudar a decidir sob incerteza, uma competência essencial no Mundo de hoje, em todas as áreas da nossa vida. Mas como conseguir tomar as melhores decisões com acesso a informação limitada e com um futuro necessariamente incerto? Para consegui-lo, é necessário planear de forma sistemática, estar atento para evitar os vieses cognitivos mais comuns e conseguir formar opiniões de forma probabilística e em permanente actualização. Neste módulo abordaremos, entre outros aspectos, teoria da decisão, como gerir a incerteza no nosso conhecimento, probabilidades e métodos de inteligência colectiva.

Mais de 10 workshops realizados por todo o país, com mais de 180 participantes no total.

Testemunhos de participantes

Deixe o seu e-mail para ser avisado(a) de futuras sessões dos workshops de Pensamento Crítico.

 

.

Mais informações, contactar: 45graus.jmp@gmail.com

O 45 Graus agora em livro: esquerda, direita, populismo e polarização

Subscreva para ser alertado(a) de novos episódios.

Seguir o 45 Graus

Livros recomendados pelos convidados do podcast

Apoie o podcast via Paypal

Arquivo