#38 Raquel Vaz Pinto – “O que podemos esperar para a China no futuro: abertura política ou escalada de tensão com os EUA?”



A convidada é Raquel Vaz Pinto, uma das maiores especialistas em Portugal em política externa e estratégia da China.

O mote para este episódio era a política externa chinesa, mas acabámos por falar de muito mais do que isso. A política externa chinesa, que era muito discreta durante as primeiras décadas de desenvolvimento, tem-se tornado cada vez mais conspícua, de tal forma que a rivalidade entre a China e os EUA é, provavelmente, o grande tema das Relações Internacionais para as próximas décadas.
Apoie o podcast a partir de 2€!
https://www.patreon.com/quarentaecincograus

Inquérito de feedback dos ouvintes:
https://pt.surveymonkey.com/r/GNWLB97

Agradecimentos a patronos do podcast:
Gustavo Pimenta; João Vítor Baltazar; Salvador Cunha; Ana Mateus; Ricardo Santos; Nelson Teodoro e Paulo Ferreira
João Gil; Vasco Sá Pinto; “Falcão Milenar”; David; Pedro Vaz; Luís Ferreira; Helena Teixeira; André Gamito, Rui Baldaia

Links:

Bio: Raquel Vaz-Pinto é Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Os seus artigos têm sido publicados no Brazilian Journal of International Politics e The American Interest online, entre outros. É autora de “A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos” (Tinta-da-china, 2010), “Os Portugueses e o Mundo” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014) e editou em 2016 pela Tinta-da-china “Administração Hillary” (com Bernardo Pires de Lima) e “Para Lá do Relvado, o que podemos aprender com o futebol”. Os seus interesses de investigação são política externa e estratégia chinesa; grande estratégia EUA e a Ásia-Pacífico; religião em relações internacionais; os portugueses e o mundo; e o futebol e as relações internacionais. Actualmente, lecciona a disciplina de Estudos Asiáticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *