#24 Filipe Duarte Santos – “O que é que precisamos de compreender sobre a Ciência por trás das Alterações Climáticas e das possíveis soluções?”



Neste episódio, estou à conversa com Filipe Duarte Santos sobre Alterações Climáticas.

O convidado é um especialista de classe mundial neste tema, tendo sido um dos revisores do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. É actualmente professor de Física jubilado da Universidade de Lisboa e preside ao Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Este é um tema que – como todos nós – tenho acompanhado e me tem preocupado, desde o documentário do Al Gore, mas confesso que nunca me tinha debruçado a sério sobre as várias nuances da explicação deste fenómeno no contexto das ciências naturais e as soluções possíveis para o resolver. Trazê-lo ao podcast foi, por isso, um óptimo pretexto para o explorar melhor, e logo com um interlocutor destes. Espero que gostem!

Agradecimentos:
João Vítor Baltazar; Ana Mateus; Salvador Cunha; João Gil; Vasco Sá Pinto; “Falcão Milenar”

Ligações:

Biografia detalhada: Filipe Duarte Santos é professor de Física jubilado da Universidade de Lisboa. Licenciado em Geofísica pela Universidade de Lisboa, doutorado em Física Nuclear pela Universidade de Londres e desde 1979 professor de Física na Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais, além de professor convidado em várias Universidades prestigiadas dos Estados Unidos e Europa Foi vice-presidente do Instituto de Meteorologia de Portugal entre 1987 e 1988, tendo posteriormente coordenado a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Posteriormente, em 1998, passa a integrar o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, a que preside actualmente. Ao longo dos anos tem coordenado diversos projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais, dos quais se destacam a sua acção como investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL) (1999-2002) e responsável do projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *