#23 Marina Costa Lobo – “Quais são as alterações mais urgentes para melhorar o sistema político português?”



Neste episódio, estou à conversa com Marina Costa Lobo sobre ciência política.

A convidada é doutorada em Ciência Política pela Universidade de Oxford e é actualmente Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais.

Conversámos sobre temas como a satisfação dos eleitores com a democracia, o sistema eleitoral português, o financiamento público dos partidos, o papel do Presidente da República, entre outros.

Foi uma conversa ultra-interessante, que me permitiu não só perceber melhor o nosso sistema político, e a forma como compara com os de outros países, mas também de que forma é possível melhorá-lo. Um das propostas da convidada, a obrigatoriedade de uma Moção de Censura Construtiva para derrubar um Governo, acaba, por coincidência, de ser utilizada em Espanha; foi o que permitiu a Pedro Sanchez, há uma semana, com o apoio de outros partidos da oposição, tornar-se Primeiro-Ministro.

Uma última nota para lembrar que podem tornar-se apoiantes deste projecto, através do Patreon (no site www.patreon.com/quarentaecincograus). Agradeço aos ‘patronos’ João Vítor Baltazar e Ana Mateus pelo apoio generoso.

Ligações:

Biografia detalhada: Marina Costa Lobo é doutorada em Ciência Política pela Universidade de Oxford, com uma tese sobre o Poder do Primeiro-Ministro e o funcionamento do Governo no Portugal democrático. Actualmente é investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos líderes no comportamento de voto. É core cv Member do Projecto IASPP- Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses, projecto financiado pela FCT. No âmbito do projecto sobre Comportamento Eleitoral dos Portugueses, ajudou a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal – tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS e Presidente da Comissão de Estudos Pós-Graduados. Em 2016 ganhou um Projecto ERC- European Research Council – Consolidator Grant. O título do Projecto é Mapping and Analysing the Politicisation of the EU before and after the Eurozone Crisis. A sua mais recente publicação internacional é o livro organizado com John Curtice, publicado em 2015, intitulado “Personality Politics? Leaders and Democratic Elections”, publicado pela Oxford University Press. Em 2016 coordenou uma Consulta aos Cidadãos no âmbito do Observatório da Qualidade da Democracia.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *