#21 Pedro Pita Barros – “O que tem de especial a economia da saúde?”



Neste episódio, estou à conversa com Pedro Pita Barros, sobre Economia da Saúde, políticas de Saúde, o Sistema Nacional de Saúde, entre outros temas.

O convidado é Professor de Economia e actualmente Vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa e é um dos maiores especialistas mundiais em economia da saúde. É, de resto, um dos investigadores portugueses em economia mais reputados – e o mais reputado a exercer atividade em Portugal -, segundo um ranking da Universidade do Minho.

Conversámos, então, sobre vários assuntos da saúde, como: as taxas moderadoras, a relação médico-doente, os gastos em medicamentos, o excesso de médicos, a inovação tecnológica, entre outros, na lógica da Economia da Sáude. Por exemplo: o que tem o sector da saúde que ver com mecânicos de automóveis ou o mercado de carros em segunda mão? Só ouvindo!

Uma nota para relembrar que agora já podem tornar-se apoiantes deste projecto, através do Patreon (no site www.patreon.com/quarentaecincograus) – aproveito, aliás, para agradecer a quem já apoiou! 

Ligações:

Biografia detalhada: Pedro Pita Barros é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) e Research Fellow do CEPR (London). Foi Vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2005-2006). É actualmente editor principal da revista International Journal of Health Care Finance and Economics. Integra o corpo editorial das revistas Journal of Health Economics, Health Economics, Health Care Management Science e Portuguese Economic Journal. As suas áreas de interesse de investigação são a economia da saúde, regulação económica e política de concorrência. Mais informações podem ser obtidas em http://ppbarros.fe.unl.pt

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *