#19 Rui Tavares – “Ainda faz sentido falarmos de Esquerda e Direita?”



Neste episódio, estou à conversa com Rui Tavares, num misto de História e Ciência Política. Falámos da História da dicotomia Esquerda-Direita e nova distinção Cosmopolitismo vs Nacionalismo, entre outros temas.

Rui Tavares é uma espécie de polímata das humanidades: escritor, tradutor, historiador, opinion-maker e político. É conhecido pelo seu posicionamento político à esquerda, segundo o próprio da “esquerda libertária, cosmopolita e ecológica”, sendo fundador do partido Livre.

Conversámos a pretexto do ensaio ‘Esquerda e Direita: Guia Histórico Para o Século XXI’, sendo que as ideias de outro livro do convidado, ‘A Ironia do Projecto Europeu‘, acabaram também por surgir na conversa ( que li, entretanto, e também recomendo).

Um sinal de honestidade intelectual de Rui Tavares, patente nos livros e na nossa conversa, é o facto de não procurar convencer-nos, como alguns fazem, de que a pele de historiador se pode substituir totalmente à de agente político. Pelo contrário, o convidado não só não esconde como afirma as suas convicções, o que, na minha opinião, não só não tira força aos factos e ideias que transmite – porque a solidez do conhecimento histórico e acuidade do raciocínio falam por si – como até lhe acrescenta clareza.

Neste episódio, surge pela primeira vez uma rubrica que quero tornar regular, que é pedir ao convidado, mesmo a terminar, que sugira um livro. Espero que gostem!

A nossa conversa foi gravada por Skype, porque o convidado estava fora do país – o som, inevitavelmente, não é tão bom, mas julgo que não incomoda.

Uma última nota para vos dar conta da página do CQG no Patreon, que está a partir de hoje activa:

https://www.patreon.com/quarentaecincograus

Ligações:

Biografia detalhada: Rui Tavares é escritor, tradutor, historiador e político. Licenciou-se em História, variante de História da Arte, pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorou-se em História, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É especialista em história e cultura do século XVIII. Colabora com o jornal Público, a revista Blitz e é comentador residente no programa O Outro Lado na RTP3. Foi um dos criadores do blogue Barnabé em conjunto com Daniel Oliveira, André Belo, Celso Martins e Pedro Aires Oliveira. Escreve actualmente no blogue pessoal ruitavares.net. Foi eleito em 2009 deputado para o Parlamento Europeu como independente integrado na lista do Bloco de Esquerda, que posteriormente abandonou. É um dos fundadores do partido político LIVRE. É autor de algumas monografias, entre as quais: O Pequeno Livro do Grande Terramoto, de história; a peça de teatro O Arquiteto; o ensaio A Ironia do Projeto Europeu; e Esquerda e Direita: Guia Histórico Para o Século XXI.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *