#17 Ludwig Krippahl (pt 2/2) – “Porque é que andamos a discutir a questão da igualdade de género da maneira errada?



Bem vindos ao Quarenta e Cinco Graus é a segunda parte da conversa com Ludwig Krippahl.

Podem encontrar a apresentação do convidado e a minha opinião geral sobre conversa no episódio da semana passada e no texto que acompanha este episódio.

Nesta segunda parte da conversa, falámos sobre dois temas: Deus e religião, que já tínhamos encetado no episódio anterior, e igualdade de género.

Foi uma conversa que valeu bem a pena! Aliás, se há coisa que se pode dizer com certeza sobre Ludwig Krippahl, é que traz uma perspectiva original e sustentada em relação a qualquer um dos temas. Embora não, como verão, necessariamente consensual. 

São temas, na verdade, que não estão – pelo menos, directamente – relacionados com a área de especialização do convidado, que é Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT), onde desenvolve investigação na área da bioinformática, especificamente na aplicação de técnicas de Inteligência Artificial a problemas da esfera da biologia.
Por quê, então, estes temas de conversa? É que o convidado mantém, há largos anos, o blog Ktreta (https://ktreta.blogspot.pt/) – o título provocador, aliás, já é um bom teaser para a conversa! – no qual aplica a racionalidade científica da sua área de formação na análise crítica de temas muito diversos: da ciência à religião, passando pela política, direitos de autor, igualdade de género, entre muitos outros.

Essa racionalidade, aliás, associada a um espírito argumentativo, mas pedagógico, é, na minha opinião, simultaneamente rara e impressionante. Foi, por isso, um privilégio, mas também um enorme gozo, conhecer e conversar com o Ludwig sobre estes temas.

Ligações:

Biografia detalhada: Ludwig Krippahl é professor auxiliar no Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT), e membro do Centro para a Inteligência Artificial CENTRIA. É licenciado em Química Aplicada, Mestre em Inteligência Artificial Aplicada e Doutor em Bioquímica Estrutural pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT). Mantém o blog Ktreta, onde aprofunda diversos temas muito diferentes entre si.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *