#15 Ana Carvalhas – “Qual é o maior erro alimentar que andamos a cometer?”


Neste episódio, estou à conversa com Ana Carvalhas sobre Nutrição (nutrição, atenção, e não dietas!).

A convidada é, lá está, nutricionista, especialista no tratamento dietético da obesidade, diabetes e dislipidémia; e é autora do livro “Dieta para Sedentários” (http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/8786).

A nutrição é um tema que me interessa muito, essencialmente por dois motivos. Por um lado, pelo impacto evidente que a alimentação tem na longevidade e saúde humanas. Por outro, por ser uma área da ciência desafiante, a mais do que um nível: É complexa, porque a biologia humana é assim mesmo, complicada. Mas é também confusa, pois a dificuldade em conduzir experiências científicas e o facto de todos os seres humanos serem diferentes levam a que seja demasiado comum encontrar, por exemplo, defensores e opositores ferrenhos para o mesmo alimento.

Por estes motivos, tenho com a nutrição uma relação parecida com a que tenho, por exemplo, com um tema tão distinto como a gestão de RH, que foi já tema deste podcast. Ou seja: atrai-me pela sua relevância, mas retrai-me pela enorme propensão que tem para explicações simplistas e demasiado taxativas.

Na conversa com Ana Carvalhas tentei, portanto, focar-me na ciência da nutrição e nas conclusões relativamente sedimentadas que, apesar de tudo, existem nesta área.

Ligações:

 

Biografia detalhada: Ana Carvalhas é nutricionista licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade no Departamento de Nutrição Infantil da Nestlé Portugal, colaborou com a McDonald’s na introdução da sopa nos seus restaurantes portugueses e fez parte, até ao final da época de 2014/2015, do Departamento Médico do Futebol Profissional da Académica de Coimbra. Atualmente trabalha no Centro de Saúde Norton de Matos e dá consultas na Orisclinic, ambos em Coimbra. É autora do blogue “Comer bem até aos 100”, da página de Facebook “Dieta para Sedentários” e colabora frequentemente com a revista Prevenir. É membro da Ordem dos Nutricionistas.

Ligação ao Libsyn

Please follow and like us:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva para ser alertado(a) de novos episódios.

O 45 Graus agora em livro: uma reflexão sobre a política contemporânea

Livros recomendados pelos convidados do podcast

Seguir o 45 Graus

Apoie o podcast via Paypal