#13 José Bancaleiro – “Porque é ainda tão desvalorizada a Gestão de Recursos Humanos nas empresas?”



Neste episódio, estou à conversa com José Bancaleiro.

O convidado tem mais de 25 anos de experiência em gestão de Recursos Humanos e é, actualmente, Managing Partner na Stanton Chase (uma consultora de RH e de executive search). Para além disso, é professor universitário e autor de vários livros na área de gestão de pessoas.

Foi essa dupla faculdade – de pensar e fazer gestão de RH – que me levou a convidar José Bancaleiro para o podcast. Até porque a gestão de pessoas é uma área peculiar no reino da Gestão: se, por um lado, todos, de formas diferentes, participamos em organizações, e reconhecemos a diferença que faz uma equipa bem ou mal gerida; por outro lado, já fomos confrontados com as enormes limitações que existem à quantificação objectiva desta área. Estas limitações, por seu lado, servem de pretexto a duas abordagens extremadas, e igualmente erradas: de um lado aqueles para quem o tema é quase irrelevante, próprio para quem não tem capacidades para operar em áreas mais sofisticadas e, essas sim, relevantes e criadoras de valor; do lado oposto, aqueles que, detectando a dificuldade em quantificar e sistematizar o tema, partem para soluções simplistas, maniqueístas ou simplesmente ultra-românticas.

O meu objectivo nesta conversa com José Bancaleiro foi fugir dessas duas atitudes, e falar francamente e com profundidade do que é a gestão de RH, dos desafios que lhe estão associados e do que falta compreender e fazer neste campo. Julgo queresultou numa bela conversa.

Biografia detalhada: José Bancaleiro tem mais de 25 anos de experiência como Dir. Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos sectores (Distribuição, Farmacêutica, TIs, Indústria, Grande Consumo e Banca). Nos últimos anos tem desenvolvido a sua actividade na consultoria estratégica de RH e no Executive Search, actualmente na Stanton Chase. É Professor universitário, conferencista, autor de vários livros de GRH e publica frequentemente artigos em jornais e revistas da especialidade, sendo especialista em temas como Employer Branding, Coaching de Executivos, Gestão da Performance e Remuneração, e Scorecard de Recursos Humanos. Foi-lhe atribuído pela RH Magazine o Prémio “RH CARREIRA 2005” (galardão que reconhece o profissional de Gestão de Recursos Humanos cuja carreira profissional demonstre consistência do currículo, realizações profissionais, dificuldade do desafio, reconhecimento do trabalho realizado e ética).

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *