#11 Margarida Pedroso Lima – “Como podemos compreender as diferenças de personalidade entre as pessoas?”



Neste episódio, estou à conversa com Margarida Pedroso de Lima.

A convidada é psicóloga e professora universitária. Convidei-a para vir ao podcast pois é das pessoas em Portugal que mais tem investigado na área da Psicologia da Personalidade, nomeadamente sobre o chamado ‘Modelo dos Cinco Factores’, o modelo de traços de personalidade predominante na investigação académica nesta área.

A psicologia da personalidade é um tema que me interessa há já algum tempo, e que acho fascinante, pelas razões que explico no início da conversa (e provavelmente por outras também, mais ao nível do inconsciente).

O meu interesse por esta área começou, de resto, por outros modelos mais difundidos fora da Academia, como o MBTI – que se baseia no trabalho de Carl Jung, de quem falamos na conversa. No entanto, estes modelos têm pouca validação pela investigação académica, pelo que acabámos por falar apenas no ‘Modelo dos Cinco Factores’

Durante a conversa, para além dos traços de personalidade, falámos também da história da psicologia da personalidade, para contextualizar a conversa, e dos três níveis de personalidade de McAdams (dos quais este modelo de ‘traços’ é apenas o 1º nível).

Biografia detalhada: Margarida Pedroso Lima é psicóloga, doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, e professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade.

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *