#7 Carlos Quevedo – “O que une e o que separa as três Religiões Abraâmicas?”



Neste episódio, estou à conversa com Carlos Quevedo.

O convidado é um jornalista argentino, a viver em Portugal há 40 anos. Carlos Quevedo é autor do programa E Deus Criou o Mundo, na Antena 1, que promove o diálogo inter-religioso e que recentemente deu origem a um livro, que foi precisamente o mote para a nossa conversa. No livro, o jornalista aborda as diferenças e semelhanças entre as três chamadas “religiões abraâmicas” – Judaísmo, Cristianismo e Islão.

Anteriormente, Carlos Quevedo esteve ligado a alguns momentos marcantes do jornalismo português. Foi, por exemplo, um dos fundadores da revista Kapa, que marcou o final dos anos 90. 

Nesta conversa, falámos da História, fé e práticas dos três credos, mas também do papel da religião, quer historicamente quer ainda hoje em dia.

Aliás, num mundo hoje essencialmente laico – e por bons motivos -, em que a religião passou praticamente a cingir-se à esfera da vida privada, pode perguntar-se que interesse tem compreender este tema. A verdade é que não é possível compreender totalmente a História da Humanidade, e da civilização ocidental em particular, a vida em sociedade e as várias culturas humanas, ou mesmo os dilemas do que é ser humano, sem olhar para a resposta que as várias religiões tentaram dar. Um europeu, e um português em particular – mesmo um, como eu, agnóstico -, partilha inevitavelmente de grande parte da chamada cultura judaico-cristã (católica no caso). E, se muitas das crenças e práticas destas religiões nos parecem hoje anacrónicas, outros valores – e sobretudo as questões que são levantadas – mantêm-se inegavelmente actuais. 

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *