#5 Arlindo Oliveira – “Haverá alguma vez Mentes Digitais com inteligência superior à humana?”?



Neste episódio estou à conversa com Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico e autor do livro The Digital Mind, lançado este ano e cuja edição em português, com o título Mentes Digitais, foi lançada na semana passada.

Foi uma conversa cheia, em que falámos de vários temas ligados ao futuro da Inteligência Artificial, ou, nas palavras do convidado, ao surgimento das ‘mentes digitais’. Ao usar esta palavra – ‘mente’ – Arlindo Oliveira transporta deliberadamente a discussão da Inteligência Artificial actual, independentemente dos seus avanços inegáveis, para um futuro mais ou menos longínquo, em que poderemos ter Inteligência Artificial equivalente – e, portanto, superior – à humana

Algumas das questões de que falámos são, naturalmente, técnicas, outras – em maior número do que poderia parecer à partida – são mais filosóficas, levando-nos a questionar o que é ser Humano e como pode vir a ser o convívio com estas ‘mentes digitais’.

Arlindo Oliveira é um dos maiores especialistas portugueses em Inteligência Artificial e alguém numa posição privilegiada para prever o futuro neste campo, uma vez que junta interesse e formação académica em computação e neurologia. 

Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e Ciências da Computação (EECS) pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1994. Desde então, é Professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, onde tem desenvolvido trabalho no contexto de sistemas digitais, síntese lógica, algoritmia, aprendizagem automática e bioinformática.

O livro ‘The Digital Mind’ foi lançado este ano pela prestigiada MIT Press. A tradução em português, editada pela IST Press, acaba de ser lançada no mercado nacional.

(sonoplastia com a colaboração de Luís Ferreira)

Clip do filme Maria Papoila retirado de:

https://youtu.be/Mn90o038ZLE

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *