#4 Esther Mucznik – “O que é o Judaísmo: uma religião, um povo ou uma cultura?”



Neste episódio estou à conversa com Esther Mucznik. Foi uma conversa animada, em que falámos de muitos temas relacionados com o Judaísmo, desde o Judaísmo enquanto religião e cultura, passando pela sua História – incluindo em Portugal -, até à constituição e actualidade do Estado de Israel. 

Esther Mucznik foi uma convidada encantadora e o Judaísmo é um tema quase infinito, por isso a sensação com que fiquei foi de que a conversa poderia ter durado, facilmente, mais uma ou duas horas. 

A convidada é uma das maiores especialistas em temas judaicos em Portugal. Filha de pais polacos, viveu em Israel e em Paris onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia na Sorbonne. 

É autora de vários livros sobre o Judaísmo, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) e coordenadora da Comissão Instaladora do Museu Judaico. Para além disso, foi colunista do jornal Público entre 2002 e 2011, onde continua a escrever com esporadicamente. 

O livro mais recente de Esther Mucznik – e que serviu de mote à conversa – é “A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX“, publicado este ano, e que narra os acontecimentos ocorridos desde o surgimento do Sionismo, no final do século XIX, até à formação e consolidação do Estado de Israel, passando – inevitavelmente – pelas terríveis provações sofridas pelo ‘povo escolhido’ durante o século XX.

(sonoplastia com a colaboração de Luís Ferreira)

Voz de Carlos Lopes retirada de:

https://youtu.be/Mn90o038ZLE

Ligação ao Libsyn

Gostou deste episódio? Apoie o Quarenta e Cinco Graus no Patreon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *